BLOG

Você conhece a origem do pão de queijo?

O pão de queijo é o queridinho dos mineiros, presente tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde. Aliás, quem não gosta dele bem quente com um café fresquinho para acompanhar, não é mesmo?

Apesar de existir bastante especulação sobre a origem do pão de queijo e que tenha surgido no Brasil na época colonial, historiadores pressupõe que tenha sido criado no exterior.

Os padres jesuítas possuíam o costume de comer um pão de queijo em formato de “U” em suas missões, portanto, carregaram seus costumes para diversos países da América do Sul, na Bolívia possui a mesma forma que o do Brasil e se chama Cuñape, já na Colômbia recebe o nome de Pandebono quando adicionam farinha de milho e sem é Pandeyuca.

Em países como a Argentina, Paraguai e Uruguai alimentam-se de pão de queijo com a mesma aparência que a brasileira, porém, com o nome de Chipa e com proporções diferentes de ingredientes.

Na década de 60, imigrantes paraguaios refugiados da guerra trouxeram a influência da Chipa para o Brasil, em Mato Grosso do Sul encontra-se essa iguaria com facilidade.

Invenção brasileira ou não, o pão de queijo é uma delícia para diversos momentos, principalmente para reunir a família ao redor de uma mesa bastante farta.

O que achou da história? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais curiosidades.

vinicius

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *