BLOG

Como administrar o meu negócio?

Muitas pessoas têm como projeto de vida ter o seu próprio negócio. Uma oportunidade de ouro, bastante visada e recomendada por especialistas, está no ramo de alimentação. Contudo, nem sempre a realidade é tão simples quanto parece ser a teoria, e muitos pecam por não ter uma boa administração. 

Com isso, várias empresas costumam fechar antes mesmo de completar dois anos. Lógico que ninguém está livre de ter seu empreendimento fechado, e é exatamente por isso que uma boa gestão é necessária.

Quer saber mais sobre como administrar melhor o seu negócio? Neste texto, selecionamos algumas dicas de gestão para que sua empresa se desenvolva e cresça cada vez mais. Acompanhe!

Mantenha a documentação em ordem

Todo negócio do ramo de alimentação precisa seguir as normas de segurança do trabalho e as regras sanitárias. Por isso, numa boa gestão, o cuidado em manter em dia todos os documentos que autorizam o funcionamento do estabelecimento é imprescindível. Entre eles, estão:

  • registro da empresa;
  • alvará de licença para manipulação de alimentos;
  • alvará de funcionamento;
  • cadastro na previdência social; 
  • entre outros.

Tenha o controle financeiro do seu negócio

Pouco valorizado, o controle financeiro diz muito sobre o seu negócio. Ele envolve muitas questões burocráticas, por isso o administrador precisa controlar os custos para manter as atividades e mensurar uma precificação justa para os produtos.

Caso o empreendedor não seja expert nessa área, uma boa sugestão é buscar a ajuda de um contador. Ele será de grande valia, permitindo que você foque em outras áreas mais estratégicas da empresa.

Faça um planejamento

Antes de começar o seu negócio, é essencial ter um planejamento. É ali que você vai determinar suas metas e objetivos, e como eles serão alcançados.

Por isso, invista tempo em uma pesquisa de mercado, observe a concorrência, faça uma prospecção de seus futuros clientes e elabore um guia para a tomada de decisões. É importante também ficar atento às tendências e identificar quais alimentos estão em alta.

Invista na gestão de pessoas da sua empresa

Invista em treinamentos. Afinal, são os funcionários que lidarão diretamente com os clientes e eles precisam estar preparados para oferecer o melhor atendimento.

Manter sua equipe motivada é um grande diferencial. Dessa forma, ela trabalhará mais satisfeita e, consequentemente, será mais produtiva.

Faça uma boa gestão de estoque

Conheça a média de consumo dos seus produtos e entenda quanto de estoque precisa ter de cada item. Não caia no erro de comprar em excesso por medo de faltar, pois você pode perder mercadorias em função do vencimento.

Determine onde será armazenado cada produto, de acordo com a necessidade, e faça um acompanhamento semanal e mensal dos alimentos e bebidas. Com isso, em poucos meses você terá uma média de quantos itens precisa adquirir para manter as atividades.

Tenha bons fornecedores

O sucesso do seu negócio está diretamente relacionado à qualidade do atendimento e dos produtos que são vendidos. Portanto, é fundamental que você busque bons fornecedores e selecione as mercadorias.

Antes de inserir um novo produto, verifique se ele agrada o seu público. Pesquise, junto aos fornecedores, o que tem mais saída.

Preze pelo espaço e pela higiene do seu estabelecimento

Outro ponto que diz muito sobre o seu negócio é o quanto você preza pela limpeza. Um bom gestor sempre precisa manter tudo higienizado.

Fique atento também à estrutura. A disposição das mesas e uma boa decoração deixam o espaço mais aconchegante.

Foque no bem-estar e no bom relacionamento com o cliente

Invista em promoções especiais, em determinados dias da semana, para atrair consumidores. Crie combos que incentivem a compra de mais unidades. Essa é uma estratégia que costuma dar muito retorno.

Gostou das nossas dicas de como administrar melhor o seu negócio? Então, coloque-as já em prática e tenha sucesso em seu empreendimento! 

vinicius

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *